quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aula nº10 - 14 Dezembro

Nesta aula, continuamos a realização do objecto em 3 dimensões definido na aula anterior.
Foram produzidas diferentes secções na figura de forma a poderem ser criadas duas plantas e dois cortes deste mesmo objecto.
Iniciou-se o exercício com a criação de 4 layers “planta1”, “planta2”, “corte1” e “corte2”.
Com o comando “Section”, seleccionando o opção XY e definindo a altura do corte como sendo 1,5 criou-se a planta1.


De novo usando o comando “Section” e usando a mesma opção XY, modificando apenas a altura para 4,5 criou-se a planta2.
De seguida de novo utilizando o comando “Section” mas esta vez definindo a opção YZ criou-se o corte1 passando pelo ponto médio da figura.
Repetindo os passos anteriores, mas com a opção ZX, passando também pelo midpoint da figura, criou-se o corte2.


De seguida, congelaram-se todas as layers, exceptuando a da “planta1”. E criaram-se duas novas layers que irão conter as “linhas de vista” e as “linhas projectadas”.
No menu das layers clicando na opção “linetipe”, pode-se modificar o tipo de linha utilizado no desenho de uma determinada layer.
Isto deve-se ao facto das linhas colocadas nas layers distintas serem sempre representadas de forma diferente.
Desta forma, definiu-se que as linhas colocadas na layer “linhas projectadas” deveriam ser representadas a traço interrompido, através da opção “hidden”.
Com o comando “LTScale” é possível modificar a expressão das linhas, permitindo a observação mais pormenorizada da separação entre os traços das linhas projectadas.


Com a opção “Plan” é possível a observação da figura em planta, facilitando o desenho da zona redonda que deve ser representada em planta. Com o comando “Polyline” é possível desenhar o contorno da zona circular, mas transmitindo o desenho para a mesma cota da planta1. De seguida, com o comando “SPLine” de forma a melhorar a representação das zonas arredondadas.


No final da aula, voltou-se a repetir o exercício de definição das escalas para o exercício a ser realizado sobre os detalhes arquitectónicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário