quinta-feira, 8 de março de 2012

Aulas nº 1 e 2 - 5 e 7 de Março

Início do 2º Semestre. Em que foi feita a aula de apresentação com a explicação do método de avaliação, assim como especificando o número de trabalhos que terão de ser realizados.
Foi iniciado o 1º exercício do semestre: a construção de um tetraedro a partir da sua planificação.
No início da 2ª aula assistimos a uma apresentação sobre um trabalho de doutoramento de Eugénio Coimbra. E depois foi refeito o exercício iniciado na 1ª aula.
Desenhou-se 1 triângulo com o comando “Polygon”. Depois, ao usar o comando “3Dface” criou-se massa na figura. Utilizando “Shade” é possível observar essa mesma massa.



Depois de criar o interior do triângulo, apagou-se a “polyline” utilizando o comando “Erase”; all; remove; last.
 Após isso, com o comando “Copy” copiou-se de novo o triângulo e fez-se a rotação deste com o comando “Rotate”. Com o “Mirror” criou-se o ultimo triângulo necessário para a planificação do tetraedro.
O comando “VPorts”, permitiu que se observasse a figura em axonometria e a criação de outras janelas com as planificações do objecto.



Ao mudar a posição dos eixos com o comando “UCS” e o comando foi possível formar circunferências que descrevem os movimentos dos triângulos que se encontram no plano horizontal para que estes criem o tetraedro.



Com o comando “Align” foi possível levantar os lados do tetraedro de forma a conferir-lhe tridimensionalidade.



De seguida, criaram-se duas “layers” uma referente ao tetraedro e outra para se colocar o octaedro.
De novo com o comando “Polygon”, criou-se a base do octaedro.



De novo mudou-se a direcção dos eixos com o comando “UCS” e criaram-se os círculos.



De forma a criar uma das faces, preenche-se de novo com o comando “3Dface”. Para terminar a parte superior do octaedro, usa-se o comando “Array” para reproduzir as outras 3 faces que faltavam.



Para criar a parte inferior, usa-se uma vez mais o comando “UCS” e “Mirror” seleccionando uma aresta da base.


Sem comentários:

Enviar um comentário