Como primeiro exercício, voltamos
a abrir um documento de um templo já realizado anteriormente em AutoCad. De forma
a ser possível importar esse mesmo documento para o novo programa foi necessário
que se retirassem do objecto todas as entidades que não fossem 3D Solid. Como tal
apagaram-se através do comando “ erase, all, remove, filter, 3dsolid, aply”.
Após isso abriu-se o novo
programa e importou-se esse novo ficheiro possuindo apenas sólidos. Quando
aberto, aparecem 4 janelas apresentando varias visões do objecto a ser
trabalhado.
Na axonometria é possível mudar a
leitura do solido estudado, mudando a opção de “Realístic” para “Shaded”. No menu
“Material Editor”, selecionando a opção “Compact” , na área de construção dos
materiais foi possível escolher uma nova cor para colocar no objecto. Ao
arrastar a esfera para cima do objecto foi possível atribuir-lhe essa mesma cor.
Depois disso introduziu-se uma
câmara a partir do menu “Create”, e selecionando a opção target e arrastando
para o centro do templo é possível escolher qual a zona de visão da câmara. De
forma a observar a partir do ponto de vista da camara, basta clicar na tecla “c”
do teclado.
Se o campo de vista é demasiado
pequeno, é possível aumenta-lo com o menu “Modify”, selecionando a camara e
depois aumentar o valor de FOV de 45 para 80.
Com o menu “Create” e a opção “Shapes” foi possível
criar uma linha que depois será usada para determinar o movimento da camara.
Depois disso de forma a ligra a
camara a linha para que siga a sua forma como eixo de movimento, utilizou-se o
menu “Motion”, após selecionra a camara, de seguida escolheu-se a opção “Convert
From” e selecionou-se a linha.
No fim guardou-se o ficheiro em
formato AVI.
Na aula seguinte, criou-se uma porta
directamente no programa 3D Studio Max.
No menu “Create” e a opção “Box”,
foi possível criar a forma da porta, introduzindo os valores em milímetros. No menu “Modify” é possível mudar o nome da
box para “Porta”.
Com a tecla “G” do teclado é possível
introduzir e retirar a grelha de fundo do espaço de trabalho. De seguida
criou-se um puxador para a porta a partir de uma circunferência e uma polilinha
através do menu “Create”.
Com a opção “Move” é possível colocar
o círculo desenhado à face da porta. De novo, com as mesmas opções que foram
tomadas para o círculo, criou-se uma linha.
Ao selecionar o circulo, depois
menu “Create”, escolhendo as opções “compoundo objects”, “loft” e “get path” e
depois selecionando a linha, forma-se o puxador em 3 dimensões.
De forma a modificar a forma do puxador,
seleccionamo-lo e depois com o menu “Modify”, opção “Scale” colocam-se pontos
ao longo da linha que forma o puxador e mudamos a sua posição de maneira a dar
um novo formato ao objecto.
Para se criar movimento na porta
selecionou-se o menu “Graph Editors”, “Curve Editor”, escolheu-se a opção “Rotation”
e colocou-se um ponto no inicio e no fim da linha de tempo. O ponto final
escolhe-se a posição 90, referindo-se ao angulo que a porta deve movimentar-se
em relação ao in inicial.
No fim, de forma a manter o
puxador seguro a porta usa-se o menu “Chain”
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