domingo, 20 de maio de 2012

aulas 16 e 17 - 14 e 16 de Maio

Na primeira aula voltou-se a utilizar o exercício do anel com as formigas.

Após este primeiro exercício, retirou-se uma imagem de uma maçã da Internet de forma a podermos colocá-la no fundo da zona de trabalho do programa 3DS Max. Para tal usou-se o menu "Views" com a opção "Viewport Background" seleccionando a imagem da maçã e escolhendo as hipóteses de "Match Bitmap" e "Look, Zoom/Pan".


Após a colocação da imagem como fundo, cria-se uma esfera que tape a imagem da maça.


No menu "Modify" escolhe-se a opçãp "Edit Mesh", desta forma aparecem vários pontos sobre a superfície da esfera, permitindo assim a modificação da sua forma e aproximando-a do formato da maçã da imagem.



A aula seguinte, iniciou-se com a criação de uma "Box" na zona de trabalho. 


No menu "Graph editor - curve editor" foi possível modificar a altura da caixa e também o ângulo de rotação que esta irá fazer a longo do movimento, assim como a direcção para a qual irá ser feito o movimento. Também se podem mudar os parâmetros da caixa de modo a tornar a o movimento mais fluido mudando os valores de length segs=10; width segs=10 e height segs=100.


No final ainda se modificaram as cores da caixa no menu "Curve editor - deffault - shader basic parametres" de forma que à medida que vai passando o tempo as cores vão mudando.


De seguida, iniciou-se um novo exercício que consistiu na criação de um texto com o nome de cada um.
Com o menu "Create" e a opção "Shapes - text" escreveu-se o nosso nome na zona de trabalho. De seguida com a criação de uma linha na vertical e usando a opção "Compound objects" criou-se uma altura no texto, dando-lhe tridimensionalidade.


Com a opção "Bend" foi possível modificar o texto dando-lhe uma aparência em arco. Após isso, seleccionou-se o texto, modificou-se a fonte, e acrescentou-se o nosso apelido.


No última parte da aula, ainda foi possível a realização de um outro exercício.
Mais uma vez iniciou-se com a criação de uma "Box" e com o menu "Modify - edit mesh- face" é possível seleccionar a face do paralelepípedo.




Com a opção "Extrude" é possível modificar a posição dessa mesma face. Desta forma cria-se uma rampa.


Seleccionando a rampa é possível com o comando "Rotate" modificar a sua posição de forma a colocá-la aproximadamente em posição horizontal. 


Usando de novo a opção "Edit mesh" é possível seleccionar uma aresta e modificá-la de modo a ficar chanfrada. Após esta mudança usa-se de novo o comando extrude de forma a afastar essa zona chanfrada do corpo principal.


No fim, seleccionou-se apenas um ponto de novo usando a opção "Edit mesh" e foi deslocado segundo o eixo x. Antes de terminar a aula ainda se criou um plano que atravessa o objecto a meia altura de forma a representar uma secção. 

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