sexta-feira, 4 de maio de 2012

aulas 12 e 13 - 30 e 2 de Abril e Maio

A aula foi iniciada retomando o exercício do Muebios Ring. Mudou-se o ângulo de visualização através da opção “Orbit Subobject”, colocando o anel numa posição mais horizontal. Com o menu “Display” e a opção “Hide Geometry”, escolhendo esconder as formas bidimensionais (“Shapes”).


Após isso foi-se buscar uma imagem de formigas à internet e introduziu-se no ambiente de trabalho através do menu “Environment Effects”, ao carregar no botão “none”, escolhe-se a opção “Bitmap” e importa-se a nova imagem.
No menu “Material Editor” escolhe-se a opção “Wire” de forma a fazer o material parecer arame, modificando o valor de “Size” para 6 de modo a coloca-lo mais espesso. Neste mesmo menu foi escolhida a cor do anel através das opções “Diffuse” e “Ambient”.
No fim guardou-se o render.

No início do exercício seguinte, criou-se um ficheiro em “Fotoshop” de 800X600px com o nosso nome escrito em 150 pontos de altura. E Guardou-se esse ficheiro em formato JPEG.

Após isso, no programa 3DStudio Max criou-se um circulo e uma linha utilizando a opção “Keyboard Entry” com o 1º ponto com todos os valores nulos e o 2º ponto modificando o valor de z para 400.


De seguida criou-se um cilindro utilizando o circulo e a linha com o menu “Create – Solids – Loft – Get Path”.

De forma  a modificar a jarra, utilizou-se o menu “Modify” com a opção “Deformations – scale” e adicionaram-se pontos de forma a demonstrarem os pontos onde as direcções mudam. De modo a bolear as esquinas clica-se no botão direito sobre os pontos e escolhe-se a opção “Bezier Smooth”.


Após isso cria-se o tampo da mesa sobre a qual está apoiada a jarra. Para tal usa-se o menu “Create” com a opção “Standard Primitive” e fez-se um plano na zona de trabalho onde se vê a planta.

De seguida adicionou-se a chapa à jarra utilizando de novo o plano. E aproximou-se a chapa à jarra com o comando “Move”. Ao selecionar a chapa, utiliza-se a “Modifier List” de modo a dobra-la (“Bend”) em volta da jarra, escolhendo o ângulo de 180. Como a chapa apresentav ângulos e não era completamente redonda modificou-se a opção “Width Segs” para o valor de 20.

No menu “Material Editor” escolheram-se 3 materiais diferentes. Um para o tampo da mesa em que na opção “Diffuse” se escolheu como “Flat Mirror”.
Outro para a jarra em que a opacidade é de 60%.
E um outro para a etiqueta em que se escolheu a opção “Bitmap” e se colocou o ficheiro em “fotoshop” com o nosso nome criado no início.
No fim guardou-se o render.


Nesta aula ainda se iniciou um novo exercício. Onde se criou uma parede onde se coloca a projecção de uma imagem.
De forma a criar a parede, usa-se o menu “Create” com a opção “Box” com 5 de altura, 600 de largura e 900 de comprimento.

Após isso, cria-se um foco de luz através do menu “Create – Lights – Target Spot” colocando a luz na zona de trabalho e escolhendo a sua direcção.
Na opção “Spotlight Parametres” pode-se modificar a forma da luz e passa-la de redonda ara rectangular.

De forma a projectar a imagem das formigas na parede, seleciona-se a luz, e utiliza-se o menu “Modify” utilizando a opção “Advanced Effects, botão none” e escolhendo a imagem das formigas.
Voltou a guardar-se como render.

Na aula seguinte, realizou-se um exercício novo que consistia na criação de um Sistema Solar.
Iniciou-se o exercício escolhendo quais os pontos que devem ser encontrados automaticamente através do menu “Snaps Toggle”, escolhendo os “Grid Points” e os “Pivot”.
Após isso criou-se uma esfera na origem da grelha.

De seguida criou-se uma outra esfera um pouco mais afastada da primeira e com um tamanho mais reduzido. No menu “Modify” escolheu-se a opção “Hemisphere – 0,5” de modo a dividir a esfera ao meio, criando assim o lado luminoso da lua.

Depois, inseriu-se uma luz através do menu “Create” e opção “Lights”, desta forma cria-se a luminosidade proveniente do Sol. De forma a criar as sombras que a lua provoca na terra ao passar à frente do Sol seleciona-se a luz e no menu “Modify” na opção “General Parameters” escolhe-se a hipótese de “Shadows On”.
Para se criar o movimento de rotação da lua, fez-se uma circunferência horizontal desde o centro da terra até ao “centro” da lua. Depois disso, selecionou-se a lua e com o menu “Motion” e a opção “Trajectories” e mudando o valor de “Samples para 20” criou-se o movimento pretendido.

Com o menu “Graph editors” e escolhendo a opção “Curve editors” pode-se escolher a rotação da lua. Como mantendo a curva fazia a lua balançar para dentro da circunferência, transformou-se essa mesma curva dos editores para uma tangente.


Criou-se uma nova esfera, contendo todos os objectos criados durante a aula de modo a expressar o espaço estelar. E colocou-se uma câmara no seu interior escolhendo a sua posição de modo a observar a terra e a lua.

Para que a esfera grande represente o universo foi-se à internet buscar uma imagem de estrelas e no menu “Material Editor”, com a opção “Diffuse - bitmap” arrastou-se essa imagem para a esfera maior. De forma a que a imagem ficasse para o interior, utilizou-se o menu “Render Set-up” e escolheu-se a opção “Force 2-sided".
Por fim selecionou-se a esfera exterior e no “Menu Modify” escolheu-se a opção “UVW” no submenu “Modifier List” escolhendo os valores de UTile, de VTile e WTile para 10.
Terminou-se a aula com um render de experiencia.

Sem comentários:

Enviar um comentário