Aula dada por Sara Garcia.
Nesta aula, aprendemos a criar uma parábola a partir do AutoCAD. No inicio criou-se um eixo ortogonal utilizando o comando XL definindo assim se as linhas são verticais ou horizontais e até mesmo o local onde se intersectam. De seguida definiram-se alguns pontos importantes para a criação da parábola. de forma a ficarem assinalados nos eixos, utiliza-se o comando PDMode.
Depois, com o comando Offset é possível definir a distância entre as linhas horizontais paralelas ao eixo que vão ser criadas, podendo elas ser puxadas para cima a partir do próprio eixo.
Com o comando circle criaram-se vários círculos, cujas intersecções com as linhas horizontais definem os pontos principais por onde a parábola irá passar.
De forma a desenhar as tangentes aos pontos mais elevados da parábola, liga-se um destes pontos (apenas é necessário fazer-se a 1) ao ponto de intersecção entre os eixos iniciais, cria-se um círculo com centro na recta horizontal mais elevada e com raio de comprimento até ao Midpoint da linha que une o centro ao ponto (0;0). Com o comando Trim, corta-se o excedente do círculo.
De forma a descobrir-se a direção específica da tangente, une-se o Midpoint do arco de circunferência até à interseção dos dois raios da antiga circunferência. Com o comando Extend, prolonga-se essa recta que contém a direção da tangente até intersectar com a linha horizontal mais elevada. Após esta operação, é utilizado o comando Mirror de forma a reproduzir todas etas acções mas do lado oposto do eixo vertical.
Para a criação da parábola, é utilizado o comando SPLine selecionando os pontos por onde esta irá passar. E com o comando RevSurf podem-se definir mais parábolas, rodando-a em torno de um eixo criando uma espécie de taça. Neste mesmo comando pode ser definido o número de parábolas que irão ser criadas durante a rotação.
De forma a dar materialidade à figura usa-se o comando Shade. Também é possível manipular o objecto de forma a vê-lo em 3D e de diferentes ângulos com o comando Orbit.
Sem comentários:
Enviar um comentário