quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aula nº6 - 16 Novembro

Esta aula foi dividida em duas partes, na primeira criou-se um tabuleiro de xadrez na segunda parte foi ensinado como fazer a união, subtração e interseção de figuras.

A construção do tabuleiro, iniciou-se com a criação de um quadrado na layer especifica para as peças brancas, através do comando Solid.


De forma a criar a primeira linha do tabuleiro, utiliza-se o comando Array, com a definição em rectângulo, seleciona-se o quadrado, definem-se 4 colunas e 1 linha.


Para a segunda linha usa-se o comando Copy, seleciona-se todos os quadrados e usa-se a diagonal de um quadrado como vector de deslocamento das figuras.


Para se criarem as linhas que faltam, volta-se a usar o comando Array mas desta vez em vez de se definirem colunas, definem-se mais 4 linhas.


De forma a criar as peças pretas, usa-se o comando Mirror. Este comando irá criar um segundo conjunto de quadrados que irão ocupar as partes vazias do primeiro conjunto.


De forma a mudar este novo conjunto de layer, seleciona-se e depois usa-se o comando CHProp e define-se a nova layer. Desta forma, o objecto movimenta-se de uma layer para a outra.


De forma a dar mais enfase às peças pretas, criou-se uma espessura nesta layer utilizando o comando CHProp mas selecionado Thickness. Após esta operação, usou-se o comando Shade de forma a dar matéria ao objecto e o comando View Point (X=215º e XY=35º) para se poder ver o tabuleiro em perspectiva.



Na segunda parte da aula iniciou-se um exercício cujo objectivo era intersectar, subtrair e unir figuras geométricas.
Iniciou-se com a criação de um quadrado com o comando Rectang onde apenas definimos os pontos de uma das diagonais e é automaticamente criado o quadrado. De seguida usa-se o comando Region de forma a definir a área da figura criada.


De forma a criar-se o novo quadrado usou-se o comando Array, mas desta vez com a definição em polar e criando uma rotação em 45º.


De seguida, usa-se o comando Union de forma a unir ambas as figuras numa só.


Após a layer da união ser congelada, cria-se um novo quadrado, volta-se a usar o comando Array, mas desta vez para -10º.

De novo com o comando Region define-se as figuras e usa-se o comando Subtract de forma a subtrair um quadrado ao outro.


Voltou-se a fazer os mesmos passos que se fizeram para a subtração, mas no final usou-se o comando Intersect de forma a intersectar as duas figuras.

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