Nesta aula foram feitos 3 exercícios distintos.
Primeiramente voltou-se a repetir o exercício das operações boleanas, mas desta vez com a colocação de legendas por baixo dos resultados.
Iniciámos com a criação de um quadrado usando o comando Rectang e definindo a diagonal a partir dos pontos 0,0 e 1,1.
De seguida com o comando Region, criamos uma região na forma.
Com o comando Array, rodamos a figura 45º mantendo como centro da rotação o ponto 0,0.
Depiois, em cada conjunto de figuras utilizei os comandos "Union", "Subtract" e "Intersect" em cada conjunto de quadrados, criando assim figuras diferentes resultantes da união, subtração ou interseção dos quadrados. Com o comando "DText" coloca-se a legendas por baixo de uma das figuras, podendo ser usado o comando "Copy" para se copiar a legenda e a colocar por baixo das outras figuras.
Após este exercício, iniciou-se um outro onde aprendemos a criar diferentes estilos de texto para a sua utilização em legendas.
Com o comando "_Style" abre um quadro em que se pode mudar o tipo de letra e outras propriedades do texto. Deste modo criou-se diferentes estilos de texto para serem usados nas legendas. No primeiro estilo (Patricia), apenas se mudou o tipo de letra, no segundo estilo (Patricia_2), modificou-se o factor de espaçamento entre os caracteres, no terceiro estilo (Patricia_3), modificou-se a altura dos caracteres. Com o comando "DText" escreve-se uma legenda e a partir daí pode-se escolher o estilo com o qual o texto é escrito.
O terceiro exercício feito em aula consistiu na criação de um polígono e descrição das suas medidas, tanto verticais como horizontais como oblíquas.
Com o comando "Polygon" criou-se um pentágono.
Com o comando "Dim" e seleccionando a opção Horizontal, podem-se medir distancias horizontais entre dois pontos, mesmo que não se encontrem lineares.
De forma a definir-se as dimensões dos números e das setas das medidas usa-se o comando "DimStyle".
Com o comando "Dim" e selecionando a opção "al i" pode-se descobrir o comprimento de linhas oblíquas. se se selecionar a opção "vertical" descobrem-se as medidas verticais entre dois pontos.
se nalgum caso a medida esteja demasiado comprida, usa-se o comando "Trim" e a opção "Crossing" de forma a que a medida seja cortada na zona onde está a cruzar com outra linha definida pelo utilizador.
Novamente usando o comando "DimStyle", pode-se definir o grau de precisão das medidas e mudar os símbolos e as setas.
Sem comentários:
Enviar um comentário